Câmara Temática de Patrimônio recebe arquitetos do escritório ArqBR para falar de Selo CAU/DF
Em uma ação orientativa do programa CAU/DF Mais Perto, a Câmara Temática de Patrimônio Cultural…
Home / Edição Selo CAU-DF 2022
O Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022 visa reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília – e de seus autores –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Em 2022, além dos blocos residenciais das superquadras, escolas públicas e privadas construídas nas primeiras décadas da cidade também entraram na disputa edifícios de escritórios. No total, 20 edificações foram indicadas, sendo 10 contempladas pelos integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio – CPAT. Como nas edições anteriores, o público também pôde fazer a sua indicação por meio de formulário on-line, disponibilizado por tempo determinado na página oficial da premiação.
Dos 10 indicados, 9 foram edifícios de escritórios e apenas 1 escola. A solenidade de entrega das certificações foi realizada na semana em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio, nos dias 16, 17 e 18 de agosto.
1° Selo – Edifício Camargo Corrêa
2° Selo – Edifício Morro Vermelho
3° Selo – Escola Superior de Defesa
4° Selo – Receita Federal
5° Selo – Sede dos Correios
6° Selo – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI)
7° Selo – Tribunal Regional Federal (Sede II)
8° Selo – Tribunal Regional do Trabalho (Anexo I)
9° Selo – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT)
10° Selo – CLN 111, Bloco A
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, torna público os indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022. A certificação visa reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília – e de seus autores –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Este ano, além dos blocos residenciais das superquadras, escolas públicas e privadas, foram avaliados edifícios de escritórios. No total, 20 edificações foram indicadas pelos integrantes da Comissão e via on-line pelo público. A maioria (19) foi edifícios de escritórios e apenas uma escola pública – a Escola Superior de Defesa. Os indicados estão localizados nas Asas Sul e Norte e no Jardim Botânico.
Para chegar aos indicados, os integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF realizaram visitas técnicas às edificações, entre os meses de maio a junho. O grupo analisou a conservação das fachadas, dos pilotis, das áreas comuns e dos elementos urbanos – escadas, corrimãos, rampas de garagem, acessibilidade, calçamento do entorno e totens. Foram, ainda, considerados nesta análise os acréscimos de jardins, rampas, calçadas e mobiliário urbano, quando existentes, bem como os prédios já reformados, cuja intervenção tenha respeitado as características originais da edificação.
Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação.
Confira as quatro edições da Revista Selo CAU/DF, disponíveis em PDF, para download e leitura gratuita
Em uma ação orientativa do programa CAU/DF Mais Perto, a Câmara Temática de Patrimônio Cultural…
Reavaliar, a cada dois anos, as edifificações contempladas com o Selo CAU/DF faz parte da…
O CAU/DF é o primeiro conselho profissional do Brasil a ter um veículo elétrico em…
O SELO CAU-DF 2024 reconhece profissionais e iniciativas de destaque na Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. Confira as perguntas mais frequentes sobre a premiação.
O Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília é concedido a edifícios que contribuem para a preservação da arquitetura moderna da cidade. O selo é aplicado em placas e no prisma de identificação dos blocos.
Síndicos, Moradores de edifícios, Profissionais, Público em geral.
Edifícios escolares devem respeitar a composição original dos pisos, pilares, revestimentos, forro, teto, portarias, iluminação e mobiliário fixo.
Edifícios já reformados devem ter respeitado as características originais da edificação.
Os edifícios indicados mas não contemplados recebem uma carta com observações da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF.
Estes edifícios continuam a ser observados nas próximas edições do Selo CAU/DF
O arquiteto e urbanista Danilo Barbosa criou o Selo CAU/DF e o doou ao CAU/DF.
O Selo CAU/DF é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) que reconhece e valoriza edificações de Brasília que preservam as características originais da arquitetura moderna da cidade.
Selo CAU-DF 2025. Todos os Direitos Reservados. Design by SEO Digital