Selo CAU-DF 2021
Home / Edição Selo CAU-DF 2021

Em 2021, dez edificações receberam o Selo CAU/DF.
Dez edificações do Plano Piloto de Brasília receberão o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2021, a partir do dia 8 de dezembro (quarta-feira). No total, foram seis centros de ensino e quatro blocos de superquadra que serão contemplados com a certificação este ano (veja lista abaixo).
Lançado em agosto de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal –CAU/DF por iniciativa de sua Comissão Temporária de Patrimônio –, o Selo tem o objetivo de reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília e de seus autores, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Em 2021, além dos blocos residenciais das superquadras, escolas públicas e privadas construídas nas primeiras décadas da cidade também foram avaliadas pela Comissão. No total, 30 edificações foram indicadas (veja aqui), sendo 27 pelos integrantes da Comissão e três inscritas pelo público via formulário on-line disponibilizado na página oficial da premiação – outra novidade desta edição. Elas estão localizadas nas Asas Sul e Norte do Plano Piloto, no Lago Sul, na Granja do Torto e no Cruzeiro.
“O Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília evolui nesta segunda edição. Agregamos novidades que permitiram, por exemplo, a participação do público, que pôde indicar as edificações de sua preferência, justificadas pela preservação de suas raízes arquitetônicas. Além disso, centros de ensino também foram avaliados e contemplados por suas características modernistas, mesmo após terem passado por reformas e manutenções prediais. Uma grande conquista para a história da nossa cidade, reconhecida pelo CAU/DF por meio desta certificação”, resumiu a presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco.
O Selo será aplicado diretamente sobre o prisma de identificação dos blocos residenciais e também posicionado em placas nas portarias de entrada. O Selo é uma marca desenvolvida e doada pelo arquiteto e urbanista Danilo Barbosa – coordenador da equipe que criou o projeto das placas de sinalização da cidade, em 1976.
Premiados 2021
Premiados:
1° Selo – Jardim de Infância SQS 316 (Horácio Borges, 1971)
2° Selo – Escola Classe SQS 316 (Horácio Borges, 1971-1972)
3° Selo – Cultura Inglesa – Asa Sul (Elvin Dubugras, 1976)
4° Selo – Aliança Francesa (Oscar Niemeyer, 1959-1962)
5° Selo – Escola Parque EQS 313/314 (Raul Molinas e Ewandro Freitas, 1977)
6° Selo – Casa Thomas Jefferson (Ehrman Mitchel e Ronaldo Giorgola, 1974)
Blocos
1° Selo – SQN 107 Bloco F (Mayumi Lima e Sérgio Lima, 1965)
2° Selo – SQS 113 Bloco H (Arnaldo Mascarenhas, 1965-1968)
3° Selo – SQS 312 Bloco B (Manoel Hermano, 1973)
4° Selo – SQS 203 Bloco G (Cláudio Meireles Fontes, 1975)
Indicados 2021
Foram 30 indicados na Edição Selo CAU-DF 2021
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, torna público os indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2021. A certificação visa reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília – e de seus autores –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Este ano, além dos blocos residenciais das superquadras, escolas públicas e privadas construídas nas primeiras décadas da cidade também entraram na disputa. No total, 30 edificações foram indicadas, sendo 28 pelos integrantes da Comissão e duas inscritas pelo público por meio de formulário on-line, disponibilizado por tempo determinado na página oficial da premiação. Elas estão localizadas nas Asas Sul e Norte do Plano Piloto, no Lago Sul, na Granja do Torto e no Cruzeiro.
Para chegar aos indicados, os integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF realizaram visitas aos blocos residenciais e às escolas, entre os meses de agosto a início de novembro. O grupo analisou a conservação das fachadas, dos pilotis, das áreas comuns e dos elementos urbanos – escadas, corrimãos, rampas de garagem, acessibilidade, calçamento do entorno e totens. Foram, ainda, considerados nesta análise os acréscimos de jardins, rampas, calçadas e mobiliário urbano, quando existentes, bem como os prédios já reformados, cuja intervenção tenha respeitado as características originais da edificação.
- SQS 216 Bloco C-D
- SQS 113 Bloco H
- SQS 313 Bloco K
- SQS 302 Bloco C
- SQS 203 Bloco G
- SQS 312 Bloco B
- SQS 112 Bloco J-K
- SQS 213 Bloco K
- SQS 213 Bloco B
- SQN 202 Bloco J
- SQN 107 Bloco F
- SHCGN 713 Bloco I
- SQN 315 Bloco D
- SQS 315 Bloco F
- SQS 114 Bloco C
- Escola Classe SQS 316
- Jardim de Infância SQS 316
- Escola Classe SQN 407
- Escola Classe SQN 115
- Escola Classe da Granja do Torto
- Cultura Inglesa (SEPS 709/909)
- Aliança Francesa (SEPS 708/907)
- CEM Elefante Branco
- Centro Educacional do Lago Sul (QI13)
- Jardim de Infância do Cruzeiro
- CEMI do Cruzeiro
- Casa Thomas Jefferson (SEPS 706/906)
- Escola Classe SQS 304
- Escola Classe SQS 114
- Escola Parque SQS 313/314
Galeria de Fotos
Vídeo do Canal
Vídeo Indicados 2021
Informações Úteis
02
Reavaliação do Selo
Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação.
03
Revistas Selo CAU-DF
Confira as quatro edições da Revista Selo CAU/DF, disponíveis em PDF, para download e leitura gratuita
Fique por Dentro dos Artigos Mais Recentes.
Câmara Temática de Patrimônio recebe arquitetos do escritório ArqBR para falar de Selo CAU/DF
Em uma ação orientativa do programa CAU/DF Mais Perto, a Câmara Temática de Patrimônio Cultural…
Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação
Reavaliar, a cada dois anos, as edifificações contempladas com o Selo CAU/DF faz parte da…
CAU/DF passa a usar carro elétrico em suas fiscalizações
O CAU/DF é o primeiro conselho profissional do Brasil a ter um veículo elétrico em…
Premiando a Arquitetura que Inspira.
O SELO CAU-DF 2024 reconhece profissionais e iniciativas de destaque na Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. Confira as perguntas mais frequentes sobre a premiação.
Principais dúvidas sobre o selo cAU-DF 2024.
O Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília é concedido a edifícios que contribuem para a preservação da arquitetura moderna da cidade. O selo é aplicado em placas e no prisma de identificação dos blocos.
Síndicos, Moradores de edifícios, Profissionais, Público em geral.
Edifícios escolares devem respeitar a composição original dos pisos, pilares, revestimentos, forro, teto, portarias, iluminação e mobiliário fixo.
Edifícios já reformados devem ter respeitado as características originais da edificação.
Os edifícios indicados mas não contemplados recebem uma carta com observações da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF.
Estes edifícios continuam a ser observados nas próximas edições do Selo CAU/DF
O arquiteto e urbanista Danilo Barbosa criou o Selo CAU/DF e o doou ao CAU/DF.