Selo CAU-DF 2024
Home / Edição Selo CAU-DF 2024
Em 2024, três edificações receberam o Selo CAU/DF.
Em 2024, três edificações receberam o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. São eles Mansão dos Arcos, SQS 308 Bloco H e SHIS QL 20 conjunto 4 casa 13.
Oito edifícios haviam sido indicados pela Comissão Temporária de Patrimônio (CPAT) como candidatos a receberem a certificação este ano.
Lançado em agosto de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, o Selo reconhece o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília e de seus autores, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Este ano, além de blocos de superquadras, escolas públicas e privadas e edifícios de escritórios/institucionais, foram avaliados hospitais e hoteis. Mais uma vez, o público pôde indicar por meio de formulário on-line disponibilizado pelo CAU/DF, na ocasião.
Premiados 2024
Premiados: 1° Mansão dos Arcos | 2° SQS 308 Bloco H | 3º SHIS QL 20 conjunto 4 casa 13
O Selo CAU/DF 2024 reconhece projetos que preservam a identidade arquitetônica de Brasília com excelência. Nesta edição, os premiados foram: a icônica Mansão dos Arcos; o SQS 308 Bloco H; e a residência na SHIS QL 20 conjunto 4 casa 13. Três exemplos que celebram o cuidado, o respeito e a valorização do nosso patrimônio urbano.
Essas edificações se destacaram por manterem viva a essência da arquitetura modernista, respeitando suas características originais e promovendo a conservação do legado de Brasília. São inspirações concretas de como a boa arquitetura pode atravessar o tempo com beleza, função e memória.
Indicados 2024
Foram 8 indicados na Edição Selo CAU-DF 2024
Em 2024, o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília chega à sua quinta edição, reafirmando o compromisso com a valorização e preservação do patrimônio arquitetônico da capital. Esta iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) destaca edificações que representam a excelência do modernismo brasiliense, reconhecendo tanto obras icônicas quanto aquelas que, embora menos conhecidas, possuem relevante valor arquitetônico e histórico.
O Selo é uma marca desenvolvida e doada pelo arquiteto e urbanista Danilo Barbosa – coordenador da equipe que criou o projeto das placas de sinalização da cidade, em 1976.
- SHIS QL 20 conjunto 4 casa 13
- SMPW (Mansão dos Arcos)
- SHIGS 714 BLOCO B Casa 08
- SHIGS 714 BLOCO B Casa 56
- SHIGS 714 BLOCO C Casa 92
- SHIGS 714 Q
- SQS 308 H
- SQS 308 G
Galeria de Fotos
Informações Úteis
02
Reavaliação do Selo
Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação.
03
Revistas Selo CAU-DF
Confira as quatro edições da Revista Selo CAU/DF, disponíveis em PDF, para download e leitura gratuita
Fique por Dentro dos Artigos Mais Recentes.
Câmara Temática de Patrimônio recebe arquitetos do escritório ArqBR para falar de Selo CAU/DF
Em uma ação orientativa do programa CAU/DF Mais Perto, a Câmara Temática de Patrimônio Cultural…
Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação
Reavaliar, a cada dois anos, as edifificações contempladas com o Selo CAU/DF faz parte da…
Revistas Selo CAU-DF
Revista Selo CAU/DF – Edição 2023 A publicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do…
Premiando a Arquitetura que Inspira.
O SELO CAU-DF 2024 reconhece profissionais e iniciativas de destaque na Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. Confira as perguntas mais frequentes sobre a premiação.
Principais dúvidas sobre o selo cAU-DF 2024.
O Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília é concedido a edifícios que contribuem para a preservação da arquitetura moderna da cidade. O selo é aplicado em placas e no prisma de identificação dos blocos.
Síndicos, Moradores de edifícios, Profissionais, Público em geral.
Edifícios escolares devem respeitar a composição original dos pisos, pilares, revestimentos, forro, teto, portarias, iluminação e mobiliário fixo.
Edifícios já reformados devem ter respeitado as características originais da edificação.
Os edifícios indicados mas não contemplados recebem uma carta com observações da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF.
Estes edifícios continuam a ser observados nas próximas edições do Selo CAU/DF
O arquiteto e urbanista Danilo Barbosa criou o Selo CAU/DF e o doou ao CAU/DF.